clima e cultura organizacional

Clima Organizacional e Cultura: Semelhanças e diferenças

Entenda, de uma vez por todas, como esses dois conceitos tão importantes no ambiente organizacional se interligam – e se diferenciam.
Ok, dois conceitos extremamente populares do ambiente corporativo são a Cultura Organizacional e o Clima. Mas, qual é mais importante? Existe essa diferença? Qual dos dois impactam mais os colaboradores e suas performances?
Bem, o impacto dessa dupla dentro do ambiente de trabalho é bastante grande. Um estudo da PwC apontou que a maioria dos entrevistados (67%) afirmou que a Cultura Organizacional é mais importante que a estratégia ou as operações. A mesma pesquisa mostrou que as organizações com uma cultura distinta obtiveram maior vantagem competitiva em termos de receitas (48% maiores), satisfação dos funcionários (80% maior) e satisfação do cliente (89% maior). Não à toa a frase “ A Cultura come a estratégia no café da manhã” é tão popular.
Os dados da pesquisa não seriam uma surpresa para a maioria dos profissionais de RH, uma vez que culturas fortes nas empresas têm sido correlacionadas há muito tempo com retornos financeiros acima da média do mercado – a questão é que, ao discutir Cultura Organizacional, seria um erro negligenciar o Clima Organizacional.
Cultura Organizacional: o que é?
A Cultura Organizacional é o conjunto profundamente enraizado de valores, atitudes e comportamentos que definem o DNA de uma empresa. São os códigos implícitos ou explícitos que moldam a forma como os colaboradores interagem entre si, interagem com seus clientes e tomam decisões.
Num estudo global recente, a Gallup descobriu que menos de um quarto dos colaboradores (23%) trabalham de forma realmente engajada nas empresas em que atuam. Como a Cultura Organizacional pode resolver essa questão? As culturas fracas muitas vezes sufocam a criatividade e levam à insatisfação e ao desinteresse do colaborador, enquanto as culturas fortes são um tónico para a inovação, o envolvimento e o elevado desempenho das pessoas que trabalham ali.
Clima Organizacional: o que é?
O Clima Organizacional reflete o estado emocional ou sentimento atual do ambiente de trabalho. Diz respeito à forma como os colaboradores vivenciam e percebem a empresa. O Clima Organizacional é influenciado por estilos de liderança, práticas de comunicação, pressão da carga de trabalho e reconhecimento dos colaboradores.
Um Clima positivo promove um sentimento de pertencimento, motivação e melhor desempenho, enquanto um clima negativo pode levar a falta de engajamento,  desligamento e, claro, prejudicar os objetivos e resultados da empresa.
Clima e Cultura: onde se encontram
Cultura organizacional e clima são conceitos interligados, podemos considerá-los como as duas faces de uma mesma moeda. A cultura define os valores e crenças de longo prazo que moldam a forma como as coisas são feitas dentro da organização, enquanto o clima reflete o estado atual, o ambiente psicológico e emocional percebido, e a experiência do ambiente de trabalho com base nessas normas culturais.
Para que a cultura e o clima funcionem em harmonia, devem estar alinhados. Por exemplo, se uma empresa afirma valorizar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional (cultura), mas também exige longas horas ou acesso constante aos seus colaboradores fora do expediente (clima), há um claro desalinhamento. No lado positivo, um local de trabalho com uma cultura forte incentiva climas saudáveis – afetando positivamente a moral, a motivação e o desempenho dos colaboradores. Reciprocamente, um clima positivo pode apoiar os objetivos culturais de uma organização e pode nutrir a sua cultura ao longo do tempo.
O que isto significa para os profissionais de RH é que abordar um elemento sem considerar o outro resultará numa oportunidade perdida de criar um ambiente de trabalho altamente funcional e saudável.
Lembre-se, embora a Cultura Organizacional seja a base de uma empresa,o Clima é a atmosfera em constante mudança.

Compartilhe esse conteúdo

Copyright Instituto Ativa© - 2023