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Afinal, o que é Recursos Humanos?

Recursos Humanos (RH) por definição é tanto uma função quanto uma área dentro de uma organização.

Como função, o RH abrange os processos, práticas e estratégias para atrair, desenvolver e reter colaboradores que contribuem para o sucesso geral da empresa.

Como área, o RH é responsável por gerenciar atividades desde o recrutamento e integração, compensação e benefícios, treinamento e desenvolvimento, gestão de desempenho e relações com colaboradores até sua saída ou aposentadoria.

O RH é vital para alinhar os objetivos da organização com as necessidades e aspirações dos colaboradores. Através do planejamento da força de trabalho, gestão de talentos, planejamento de sucessão e aplicação de outras melhores práticas de RH, os profissionais de RH asseguram que a organização tenha o talento necessário para operar e alcançar suas metas de longo prazo.
Eles maximizam as capacidades dos colaboradores, que ajudarão a impulsionar o sucesso organizacional, identificando lacunas de habilidades, criando programas de treinamento e desenvolvimento (T&D) e implementando sistemas de gestão de desempenho.
Recursos Humanos também se refere à força de trabalho ou às pessoas empregadas em uma organização. Nessa visão, o RH reconhece que os colaboradores são o ativo mais crítico de uma empresa. Assim, executam uma estratégia de RH para criar um ambiente de trabalho de apoio e engajamento que valorize as contribuições e o bem-estar das pessoas.
O Que São Recursos Humanos?
Gestão de Recursos Humanos é uma abordagem sistemática para gerenciar a força de trabalho da empresa para ajudar a alcançar os objetivos organizacionais. Gerenciar Recursos Humanos envolve supervisionar todos os aspectos do RH, como contratação, treinamento, compensação, engajamento, promoção e retenção de funcionários.
Por exemplo, o RH se concentraria em contratar pessoas que se encaixem bem na cultura da organização, para que permaneçam por mais tempo e sejam mais produtivas. Ou implementar várias estratégias de engajamento dos colaboradores para motivá-los a ter um melhor desempenho.
RH Estratégico
Refere-se a uma abordagem mais avançada para alinhar estratégias de RH com a estratégia e objetivos gerais da empresa.
No planejamento estratégico de RH, a área de gente e gestão trabalha em estreita colaboração com a equipe de gestão e de líderes para estudar os requisitos de pessoal atuais e futuros, determinar lacunas de habilidades e aplicar táticas de RH que atraiam, desenvolvam e retenham os colaboradores mais talentosos.
Funções do RH
O RH desempenha inúmeras funções dentro de uma organização. Vamos explorar as principais:
  1. Planejamento: Prática sistemática e orientada por dados para otimizar a força de trabalho da empresa, assegurando que esteja adequadamente equipada com as pessoas certas.
  2. Recrutamento e Seleção: Atrair e contratar candidatos que sejam mais adequados para o trabalho, envolvendo várias etapas como descrição de cargos, triagem de currículos, entrevistas, ofertas de emprego e integração.
  3. Gestão de Desempenho: Processo contínuo de gerenciamento do desempenho e desenvolvimento dos colaboradores alinhado com os objetivos da empresa.
  4. Aprendizagem e Desenvolvimento: Oportunidades para desenvolver as habilidades e conhecimentos dos colaboradores, melhorando o desempenho individual e da empresa.
  5. Planejamento de Carreira: Oferece orientação e suporte contínuo para ajudar os colaboradores a progredirem em suas carreiras.
  6. Avaliação de Função: Comparação de diferentes equipes e operações de RH para avaliar a qualidade, disponibilidade e valor dos empregos na organização.
  7. Recompensas: Salários, benefícios e incentivos que motivam os funcionários.
  8. Relações Industriais: Manutenção de boas relações com sindicatos e outras coletividades.
  9. Participação e Comunicação dos Funcionários: Comunicação aberta e honesta para criar um ambiente de confiança e apoio.
  10. Saúde e Segurança: Assegurar um ambiente de trabalho seguro e conforme as diretrizes de saúde.
  11. Bem-estar: Cuidar do bem-estar mental, físico e financeiro dos colaboradores.
  12. Responsabilidades Administrativas: Manter o sistema de informações de RH e realizar tarefas administrativas.
Importância dos Recursos Humanos
O RH desempenha um papel crucial na organização por várias razões:
  • Facilita o planejamento estratégico da força de trabalho para alinhar o talento com os objetivos de negócios.
  • Executa processos eficazes de aquisição de talentos para contratar os melhores profissionais.
  • Promove uma cultura organizacional positiva, implementando práticas que melhoram o engajamento e a retenção dos colaboradores.
  • Administra benefícios e compensações que aumentam a satisfação e segurança financeira dos funcionários.
  • Implementa iniciativas para aumentar a produtividade dos funcionários.
  • Economiza recursos financeiros para a organização otimizando processos de recrutamento e diminuindo o absenteísmo ou a rotatividade.
  • Aumenta a moral dos colaboradores gerenciando conflitos, preocupações e reclamações.
  • Garante conformidade com leis e regulamentos trabalhistas.
  • Apoia o desenvolvimento organizacional construindo capacidades organizacionais e melhorando processos e estratégias.
  • Planejar e executar estratégias de desenvolvimento organizacional para apoiar o crescimento e as necessidades futuras da empresa.
Estrutura da Área de RH
Quem está acima do RH em uma empresa?
A Área de RH geralmente reporta diretamente ao CEO ou ao Presidente/Diretor Geral, depende de acordo com a estrutura organizacional de cada empresa. Às vezes, podem haver múltiplos níveis de gestão, como chefes de departamento ou vice-presidentes, que ficam entre a Área de RH e os executivos do topo. Isso de fato tende a variar e não existe uma “resposta certa”.
Gerente de RH
O Gerente de Recursos Humanos é responsável pela área de RH. Eles têm outros membros na equipe de RH que reportam diretamente a eles. Responsabilidades comuns do Gerente de RH incluem:
  • Gerenciar atividades de RH como recrutamento, aprendizado e desenvolvimento, compensação e benefícios, relações com empregados e outras funções de RH.
  • Desenvolver e implementar programas e políticas de RH que apoiem os objetivos organizacionais.
  • Trabalhar com outros Líderes para atender às necessidades da força de trabalho, desde a falta de pessoal até o desenvolvimento de habilidades.
  • Gerenciar o orçamento de RH – Revisar orçamentos anteriores de RH e analisar e prever os requisitos da força de trabalho da empresa para gerenciar o investimento em pessoas e garantir a eficiência operacional da área.
  • Relatar Métricas de RH para a alta administração – Essas métricas incluem contagem de funcionários, rotatividade, custo por contratação, custo de treinamento por funcionário, eNPS, ROI do capital humano.
Conclusão
Recursos Humanos é uma área essencial dentro de qualquer organização. Ao gerenciar eficazmente as atividades de RH e alinhá-las com os objetivos estratégicos, os profissionais de RH desempenham um papel crucial no sucesso organizacional, garantindo que as organizações tenham o talento certo para atender aos seus objetivos a longo prazo, enquanto criam um ambiente de trabalho de apoio e engajamento para os colaboradores.

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