Treianmento de Resiliencia

Treinamento de Resiliência: capacitando os colaboradores diante das Mudanças 

Treinamentos de resiliência ensinam mentalidades e comportamentos úteis para superar situações desafiadoras, tornando-se uma ferramenta eficaz para melhorar o bem-estar, a produtividade e a perseverança dos funcionários. Organizações que constroem uma força de trabalho resiliente conseguem suportar as reviravoltas de um cenário empresarial complexo.
Este artigo explora o que é o treinamento de resiliência no ambiente de trabalho.
O que é resiliência no ambiente de trabalho? Resiliência é a habilidade de navegar pela adversidade e se adaptar às mudanças. No ambiente de trabalho, resiliência significa que os colaboradores respondem bem à pressão, superam desafios, discernem opções e soluções, transformam obstáculos ou erros em oportunidades de aprendizado.
Pessoas resilientes possuem características específicas, tais como:
  • Um senso de controle sobre escolhas e reações, mantendo as emoções em perspectiva.
  • Uma mentalidade de sobrevivência para perseverar sem se sentir vitimizado.
  • Capacidade de estabelecer metas realistas e segui-las.
  • Uma mentalidade de resolução de problemas quando surgem situações difíceis.
  • Capacidade de aplicar sabedoria de experiências passadas às situações atuais.
  • Autoconfiança e hábitos consistentes de autocuidado.
  • Motivação para buscar comunidade e desenvolver uma rede de apoio.
Lidar com desafios imprevistos no ambiente de trabalho requer uma força de trabalho resiliente, e muitas organizações podem enfrentar um déficit de resiliência. Uma Avaliação Global da Vida do Empregado realizada pela Gallup revelou que 55% dos colaboradores indicaram estar lutando para se manter em suas condições atuais, 11% estavam sofrendo e apenas 31% sentiam que estavam prosperando.
Por que a resiliência dentro das organizações é importante?
O bem-estar dos colaboradores impacta a produtividade. Quando as pessoas não têm habilidades saudáveis de enfrentamento, sentem-se sobrecarregadas. Elas tendem a se fixar nos problemas, reagir exageradamente a conflitos e experimentar mais ansiedade e estresse. Um relatório da Mental Health America descobriu que 71% dos colaboradores têm dificuldade de concentração.
Oferecer treinamento de resiliência pode posicionar os profissionais em uma melhor condição para manter o otimismo, terem a confiança e a energia necessárias para lidar com desafios, e combater o estresse ocupacional e o esgotamento.
Isso pode render benefícios em várias áreas, incluindo as seguintes:
Ambiente de trabalho e cultura: Em vez de enfrentarem desafios com apreensão, colaboradores resilientes se sentem preparados para promover uma atitude positiva e criar uma atmosfera mais saudável para resolver problemas e realizar o trabalho.
Inovação: Colaboradores resilientes veem desafios como oportunidades de aprendizado. Eles estão mais dispostos a compartilhar ideias e correr riscos sem se sentir dominados pelo medo do fracasso.
Comunicação: Resiliência envolve aceitar feedback e estar aberto a novas formas de pensar e interagir para resolver conflitos.
Produtividade: As pessoas se concentram mais no trabalho em equipe e nos resultados para serem mais eficientes e produtivas.
Desenvolvimento de liderança: Líderes fortes precisam de resiliência para se recuperar de adversidades, aprenderem com falhas e serem exemplos de confiança para o restante da organização. Desenvolver essas características nas equipes amplia o pool de talentos de liderança.
Agilidade: Resiliência encoraja equipes a abraçar mudanças e fornece habilidades que as ajudam a se adaptar a novas situações. Por exemplo, colaboradores resilientes conseguem manter sua produtividade no local de trabalho e remotamente em um modelo de trabalho híbrido.
Agilidade: Resiliência encoraja equipes a abraçar mudanças e fornece habilidades que as ajudam a se adaptar a novas situações. Por exemplo, colaboradores resilientes conseguem manter sua produtividade no local de trabalho e remotamente em um modelo de trabalho híbrido.
Treinamento de resiliência emocional
O treinamento de resiliência emocional inclui formas de desenvolver os seguintes atributos:
  • Autoconsciência para entender como os sentimentos influenciam comportamentos e ações.
  • Autocontrole para escolher reações com base nas situações, não nas emoções.
  • Perseverança para continuar tentando e ser consistente.
  • Pensamento flexível que incorpora racionalidade, otimismo e adaptabilidade.
  • Relacionamentos interpessoais que criam vínculos emocionais saudáveis e oferecem suporte.
Treinamento de resiliência social
Os métodos podem incluir:
  • Exercícios ou atividades de formação de equipes.
  • Instrução sobre o valor da diversidade e inclusão.
  • Permitir que equipes assumam a responsabilidade por projetos.
  • Sessões de diálogo aberto onde as pessoas se sintam livres para compartilhar ideias e falar sobre questões.
Treinamento de resiliência mental:
O treinamento de resiliência mental ajuda as pessoas a aprender novas abordagens por meio de:
  • Identificação dos pontos fortes de caráter pessoal.
  • Aprendizado de habilidades de resolução de problemas.
  • Estabelecimento de metas.
  • Reformulação de desafios como oportunidades de crescimento.
  • Visualização da adversidade como uma situação temporária.
  • Colocação das circunstâncias em perspectiva.
Treinamento de resiliência física:
A resiliência física é a capacidade do corpo de atender às demandas físicas e lidar com mudanças. A condição física de uma pessoa pode estar relacionada à energia necessária para ser mais resiliente em outras áreas. O treinamento de resiliência física pode variar de acordo com o tipo de organização. Pode incluir programas de bem-estar que incentivam os funcionários a fazerem escolhas de estilo de vida saudáveis, promovendo uma alimentação nutritiva, exercícios físicos, dormir o suficiente ou métodos de relaxamento.

Compartilhe esse conteúdo