O que é resiliência no ambiente de trabalho? Resiliência é a habilidade de navegar pela adversidade e se adaptar às mudanças. No ambiente de trabalho, resiliência significa que os colaboradores respondem bem à pressão, superam desafios, discernem opções e soluções, transformam obstáculos ou erros em oportunidades de aprendizado.
Pessoas resilientes possuem características específicas, tais como:
Lidar com desafios imprevistos no ambiente de trabalho requer uma força de trabalho resiliente, e muitas organizações podem enfrentar um déficit de resiliência. Uma Avaliação Global da Vida do Empregado realizada pela Gallup revelou que 55% dos colaboradores indicaram estar lutando para se manter em suas condições atuais, 11% estavam sofrendo e apenas 31% sentiam que estavam prosperando.
Por que a resiliência dentro das organizações é importante?
O bem-estar dos colaboradores impacta a produtividade. Quando as pessoas não têm habilidades saudáveis de enfrentamento, sentem-se sobrecarregadas. Elas tendem a se fixar nos problemas, reagir exageradamente a conflitos e experimentar mais ansiedade e estresse. Um relatório da Mental Health America descobriu que 71% dos colaboradores têm dificuldade de concentração.
Oferecer treinamento de resiliência pode posicionar os profissionais em uma melhor condição para manter o otimismo, terem a confiança e a energia necessárias para lidar com desafios, e combater o estresse ocupacional e o esgotamento.
Isso pode render benefícios em várias áreas, incluindo as seguintes:
Ambiente de trabalho e cultura: Em vez de enfrentarem desafios com apreensão, colaboradores resilientes se sentem preparados para promover uma atitude positiva e criar uma atmosfera mais saudável para resolver problemas e realizar o trabalho.
Inovação: Colaboradores resilientes veem desafios como oportunidades de aprendizado. Eles estão mais dispostos a compartilhar ideias e correr riscos sem se sentir dominados pelo medo do fracasso.
Comunicação: Resiliência envolve aceitar feedback e estar aberto a novas formas de pensar e interagir para resolver conflitos.
Produtividade: As pessoas se concentram mais no trabalho em equipe e nos resultados para serem mais eficientes e produtivas.
Desenvolvimento de liderança: Líderes fortes precisam de resiliência para se recuperar de adversidades, aprenderem com falhas e serem exemplos de confiança para o restante da organização. Desenvolver essas características nas equipes amplia o pool de talentos de liderança.
Agilidade: Resiliência encoraja equipes a abraçar mudanças e fornece habilidades que as ajudam a se adaptar a novas situações. Por exemplo, colaboradores resilientes conseguem manter sua produtividade no local de trabalho e remotamente em um modelo de trabalho híbrido.
Agilidade: Resiliência encoraja equipes a abraçar mudanças e fornece habilidades que as ajudam a se adaptar a novas situações. Por exemplo, colaboradores resilientes conseguem manter sua produtividade no local de trabalho e remotamente em um modelo de trabalho híbrido.
Treinamento de resiliência emocional
O treinamento de resiliência emocional inclui formas de desenvolver os seguintes atributos:
Treinamento de resiliência social
Os métodos podem incluir:
Treinamento de resiliência mental:
O treinamento de resiliência mental ajuda as pessoas a aprender novas abordagens por meio de:
Treinamento de resiliência física:
A resiliência física é a capacidade do corpo de atender às demandas físicas e lidar com mudanças. A condição física de uma pessoa pode estar relacionada à energia necessária para ser mais resiliente em outras áreas. O treinamento de resiliência física pode variar de acordo com o tipo de organização. Pode incluir programas de bem-estar que incentivam os funcionários a fazerem escolhas de estilo de vida saudáveis, promovendo uma alimentação nutritiva, exercícios físicos, dormir o suficiente ou métodos de relaxamento.