Cultura organizacional e clima são conceitos interligados, podemos considerá-los como as duas faces de uma mesma moeda. A cultura define os valores e crenças de longo prazo que moldam a forma como as coisas são feitas dentro da organização, enquanto o clima reflete o estado atual, o ambiente psicológico e emocional percebido, e a experiência do ambiente de trabalho com base nessas normas culturais.
Para que a cultura e o clima funcionem em harmonia, devem estar alinhados. Por exemplo, se uma empresa afirma valorizar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional (cultura), mas também exige longas horas ou acesso constante aos seus colaboradores fora do expediente (clima), há um claro desalinhamento. No lado positivo, um local de trabalho com uma cultura forte incentiva climas saudáveis – afetando positivamente a moral, a motivação e o desempenho dos colaboradores. Reciprocamente, um clima positivo pode apoiar os objetivos culturais de uma organização e pode nutrir a sua cultura ao longo do tempo.
Lembre-se, embora a Cultura Organizacional seja a base de uma empresa,o Clima é a atmosfera em constante mudança.