O termo “experiência do colaborador” é um derivado da “experiência do cliente”. A metodologia da experiência do cliente nada mais é do que colocar o consumidor no centro da empresa e então aumentar os níveis de satisfação dessas pessoas por meio da melhora do serviço/produto oferecido. Para que isso aconteça, é necessário levar em consideração a perspectiva do cliente e em como ele experiencia as coisas.
Como é possível imaginar, enquanto a “experiência do cliente” coloca o cliente no centro, a “experiência do colaborador” coloca o colaborador no centro da empresa em que ele trabalha. Empresas que seguem essa filosofia zelam e cuidam para que seus funcionários tenham a melhor experiência possível durante o trabalho, melhorando, inclusive, a repercussão e reputação da empresa como marca empregadora.
Agora, quando falamos de “Human Experience”, traduzindo, experiência humana, é quando a empresa passa a olhar para a pessoa em si, independente do contexto. Colocando o ser humano, seja ele quem for, no centro de sua empresa, as pessoas passam a ser o foco das estratégias de marketing e criação de valor para a empresa. Não importa se é o consumidor, o público-alvo, o colaborador – o foco está em qualquer pessoa que se relaciona e se conecta com a marca.
Diante desse contexto e cenário, as empresas entendem que seus produtos e serviços são apenas elementos presentes na vida das pessoas e que cada ser humano simplesmente vive – e não só consome ou usa seus serviços e produtos. A Delloite Auditoria e Consultoria Empresarial apresentou uma fórmula que sintetiza bastante a questão da “Experiência Humana”.
Essa fórmula envolve tanto a experiência do cliente quanto a do colaborador, além da experiência de parceiros. Ainda de acordo com seu resultado, as organizações que criam experiências humanas para clientes, parceiros e colaboradores tendem a crescer mais rápido e criar relações mais fortes e leais à marca.
São empresas que, ao olharem para o ser humano, conseguem agregar e entregar muito mais valor ao mercado e comunidade ao seu entorno. Ao melhorar a vida das pessoas, sejam elas clientes, colaboradores, parceiros e qualquer outro stakeholder, elas conseguem se conectar de maneira mais profunda com essas pessoas.
Criando experiências positivas diante de uma relação sólida, as empresas/marcas conseguem fazer com que as pessoas se sintam bem, preenchidas e felizes ao se relacionarem com algo que reflete seus valores e propósitos.